Por que ilustrar é uma perda de tempo ?

by - janeiro 20, 2018

Desenho: Jefferson

Talvez todos esses anos de empenho e dedicação foram desperdiçados. Talvez minha paixão por desenho e ilustração dos mais variados gêneros não seria o que de fato mudaria minha vida. A realidade para alguém que quer viver dos seus traços em um papel e/ou tablet é cruel e extremamente pobre. Essas palavras iniciais sobre o tema abordado podem te assustar um pouco mas a ideia tem que ser passada dessa forma para ser estabelecida. Meu caros, se você anseia pela área ilustrativa, aqui vai algumas informações. 

Desenhar não vai te dar dinheiro, não nessa velocidade ou quantidade que tanto quer. A arte para ser lucrativa tem muitas dependências. É muito volátil o resultado artístico de alguém mesmo que conheça as melhores técnicas. Quando eu era criança o simples fato de desenhar me deixava tão em paz. Eu conseguia sentir uma extrema felicidade em fazer alguns rabiscos em qualquer papel que minha avó me dava. Usava canetas jogadas pela casa, quebrava, usava alguns lápis de cor que roubava da minha tia na comoda dela, quebrava. Parando para pensar, eu sempre quis destruir as coisas ( complicado né risos ).

Do que consigo me lembrar, comecei a desenhar muito novo e sabia que aquilo era o que queria para a minha vida. E nesses últimos 3 anos eu consegui ganhar um dinheiro com meus desenhos, mas não foi nada que pudesse me gabar. Hoje estou um pouco melhor no meu traço e consigo criar desenhos para meus clientes tatuarem, o que é incrível convenhamos. Mas só isso não me ajuda nas despesas diárias e o pior, acho que a chance de nunca ajudar só aumenta.


Desenho: Jefferson

Um tópico incomum veio a tona em uma das minhas conversas com um amigo. "E os desenhos? Como estão os desenhos?". Perguntas complicadas para quem sonha com a estabilização financeira fazendo aquilo que mais ama. Mas com essas perguntas eu consegui lembrar da minha infância, dos momentos que passava brincando e rabiscando cadernos, livros, móveis e paredes da casa da minha avó. Cheguei a conclusão que independente se o que você quer trabalhar te remunera ou não. Nunca deixe de fazer o que você realmente gosta.

Isso pode ser mais difícil que imagina mas vale a pena. Uma vez, um conhecido de um amigo meu me perguntou do porquê eu perder tempo ilustrando. Para ele, desenhar é mais como uma perda de tempo. Algo que simplesmente não tem valor. A principio achei que era apenas brincadeira uma vez que era conhecido de um amigo meu, e esse amigo é bem parecido comigo em termos de brincadeiras acidas. Porem eu vi que ele realmente estava perguntando com seriedade sobre isso. Eu não sei porque eu sempre recorro a essas atitudes com pessoas assim, mas tudo o que eu fiz foi tomar minha cerveja e dizer "Hum, complicado cara!"


Desenho: Jefferson

Olhando bem essa cena em minha cabeça, foi ai que começou o efeito "Ata" para pessoas insignificantes. Mesmo sabendo que estava lidando com um babaca eu mantive minha postura e simplesmente mudei de assunto até rapidamente saturar da presença e conversa e sair de perto dele. Então, o que quero dizer com tudo isso e com aquele inicio de post pesado ( risos ) é que a arte vale a pena se você gosta de fato, entre nesse mundo sabendo que será um caminho cheio de desafios, a realidade crua pode ser pesada demais e provavelmente você não conseguira se estabelecer financeiramente somente com o que gosta, porem, vai sentir a evolução e as conquistas pessoais.

Para finalizar a resenha informal. Nunca desista dos seus sonhos ( clichê ) mas não fique somente nas nuvens. Dia 22/01 agora é meu aniversario e provavelmente vai ter post sobre ( ou vídeo no meu canal )


You May Also Like

0 comentários